quarta-feira, 21 de novembro de 2012

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA

           Surpreende-se com sua importância e abrangência todas as pessoas que iniciam-se no estudo de Química. Veja estes dois textos:

Texto 01:
            O Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgado nesta quarta-feira (21/11/2012) alerta que, mesmo se os países aplicarem até 2020 políticas públicas que ajudem a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o limite máximo proposto pelos cientistas para aquela data terá sido ultrapassado. Ou seja, De acordo com o relatório “A lacuna das emissões”, em tradução livre do inglês, mesmo que todos os países cumpram nos próximos oito anos o que foi prometido em acordos climáticos firmados em conferências da ONU, delineados dentro da Convenção da ONU para Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês), eles ainda emitiriam 8 bilhões de toneladas (gigatoneladas) de gases a mais que o limite proposto para 2020. (Ver íntegra do texto em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/onu-diz-que-emissao-de-gases-pode-ultrapassar-limite-para-2020.html)
Texto 02
            Microfotografia divulgada pelo jornal britânico "The Telegraph" nesta segunda-feira (24/11/2012) mostra um tardigrado, animal popularmente conhecido como urso d’água e considerado um dos mais resistentes da Terra que pode medir até 1 mm. Apesar da aparência estranha, podem ser encontrados em vários locais do planeta, desde abismos marinhos até as montanhas mais altas. A maioria se alimenta do conteúdo de células vegetais.
            Resistentes, conseguem sobreviver a temperaturas baixas e altas, mas também podem viver no vácuo do espaço por pelo menos dez dias. (Ver íntegra do texto em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/09/macrofotografia-mostra-animal-raro-que-e-o-mais-resistente-do-planeta.html)
            A grande maioria das pessoas pensam que estes dois textos nada tem a ver com a Química. Imaginam que a química é uma ciência que está envolvida somente nas pesquisas de laboratório e na produção industrial. Isto é um grande engano, ela está muito envolvida em nosso dia-a-dia das mais variadas formas e funções, sendo muito importante em nossas vidas.
            Certamente que o principal foco de estudo químico é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano. A melhoria da qualidade de vida, os progressos da tecnologia, a longevidade humana bem como os avanços da sociedade só aconteceram pelas interferências constantes da Química.
Podemos indagar: O que, legumes, carnes, frutas, aves, verduras, peixes e cereais possuem em comum? O que a ideia de alimentos naturais tem a ver com a Química? A Química estará envolvida com a produção de pilhas e baterias? O teor calórico dos alimentos e os seus processos de conservação é estudado pela Química? A produção de agrotóxicos e de agentes nutricionais serão objetos de pesquisa da Química? E os biocombustíveis, os fluidos para freios e lubrificantes têm envolvimento com a Química? E no tratamento de câncer e nos exames radiológicos e em suas revelações tem Química?
            Certamente que todo o conhecimento científico e tecnológico corre o risco de uso para o bem ou ser usado de forma errada. De tal modo, o tempo dá as resposta da qualidade de seu manuseio, como por exemplo, foi a Química que descobriu o uso dos agrotóxicos que envenenam os alimentos, mas foi também a Química que descobriu os malefícios do seu uso indiscriminado posteriormente. O domínio da Química é estrategicamente importante para as pessoas e para a nação para que esta ciência seja usada na direção da melhoria da qualidade e da longevidade da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

QUÍMICA GERAL.COM. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com